segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tá chegando "Mostra Coreográfica"


Meninas, caprichem nos trabalhos hein...

Mostra Coreográfica

Encontro Regional do Rio de Janeiro sobre Formação do Prodessor para o Ensino de Arte

Encontro Regional do Rio de Janeiro sobre Formação do Prodessor para o Ensino de Arte
De 03/11/2010 a 05/11/2010
Rio de janeiro, RJ

O Estado da Arte da Formação do Professor de Arte

A Faculdade de Educação da UFRJ, em parceria com o Instituto de Artes da UERJ, está realizando o "I Encontro Regional sobre a Formação do Professor para o Ensino da Arte", com o objetivo de estimular a reflexão e o debate entre profissionais que atuam no ensino de arte na rede de ensino básico, aqueles que atuam na formação do professor de arte nas licenciaturas e os pesquisadores da área e/ou de áreas afins, cujos estudos contribuam para as reflexões que articulam escola, arte e educação.

Venha participar deste encontro trazendo seus relatos, divulgando suas iniciativas e apresentando suas pesquisas no campo do ensino da arte, fortalecendo cada vez mais os conhecimentos gerados no campo no Estado do Rio de Janeiro.


Local: Escola Superior de Propaganda e Marketing

Endereço: Rua do Rosário, 90 - Centro - Rio de Janeiro

Horário: 10:00H às 19:00H

Mais informações: http://encontroprofessoresdearte.blogspot.com/

E-mail: encontroprofessoresdeartes@gmail.com

Site: http://encontroprofessoresdearte.blogspot.com/

Exposição Hélio Oiticica – Museu é o Mundo

Exposição Hélio Oiticica – Museu é o Mundo
De 11/09/2010 a 21/11/2010
Rio de Janeiro, RJ

a exposição “Hélio Oiticica – Museu é o Mundo”, a maior retrospectiva já realizada sobre o artista, com cerca de 90 obras, mais filmes, fotografias e documentos. Com curadoria de Cesar Oiticica Filho e Fernando Cocchiarale, a mostra cobrirá todos os períodos da produção do artista, um dos mais pesquisados e exibidos, mundo afora, dentre os nomes brasileiros. A mostra é uma itinerância ampliada da realizada em março no Itaú Cultural, em São Paulo.

Ancorada no Paço Imperial e na Casa França-Brasil, a exposição abrangerá ainda obras monumentais de Helio Oiticica [1937-1980] instaladas em espaços públicos do Centro, Zona Sul e Zona Norte do Rio: Praças XV e do Lido, Aterro do Flamengo, área externa do MAM, Centro Cultural Cartola (Mangueira) e estação Central do Brasil.

A ocupação de vários espaços no Rio evoca, ainda, uma característica do artista, que desde menino dizia que precisava andar para pensar, para perceber o mundo à sua volta e organizar as ideias. “Ele desenhava as rotas de todos os ônibus”, diz César Oiticica Filho. Já adulto, costumava fazer longas caminhadas, no que ironicamente chamava de “Delirium Ambulatório”, para relacionar à agitação motora de alguns pacientes psiquiátricos.

Haverá ainda publicação de um catálogo e um amplo programa educativo, coordenado por Luiz Guilherme Vergara. As obras que estarão em espaço público serão acompanhadas por monitores, nos horários abertos à visitação, e, depois disso, fiscalizadas por seguranças contratados pela exposição.

Abertura:
11 de setembro de 2010, sábado 15h, no Paço Imperial e ocupações na cidade, e 7h, na Casa França-Brasil, com performance de David Medalla e uma homenagem da Mangueira a Helio Oiticica.
“Mesa de Bilhar – Apropriação d’après O Café Noturno de Van Gogh”, na Central do Brasil, será inaugurada no dia 25 de setembro, sábado.

Visitação às ocupações na cidade (transporte gratuito)
Partida: Casa França-Brasil, sábados e domingos, às 11h30 e 15h30
Vagas limitadas. Inscrições com 30 min de antecedência no local


Entrada franca

Local: Paço Imperial | Casa França-Brasil | Museu de Arte Moderna