quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dança em Foco inscreve para oficinas

O dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança, está recebendo inscrições para as oficinas que acontecerão nas edições do evento em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Para as atividades no Rio de Janeiro, o prazo de inscrições vai até 22 de agosto e o festival acontecerá de 30 de agosto a 3 de setembro. Este ano, a dupla de professores convidados Liz Aggiss e Billy Cowie dará uma série de aulas práticas sobre a dança na tela, passando por temas específicos da videodança como som, enquadramento, locação, roteiro etc. A oficina é gratuita e será realizada de 30 de agosto a 3 de setembro, no Espaço SESC (Rua Domingos Ferreira 160), em Copacabana.

Já em São Paulo, o festival acontece de 14 a 17 de setembro, com o prazo de submissão para as oficinas indo até 8 de setembro. Os paulistas também terão a chance de participar da oficina com Liz Aggiss e Billy Cowie entre os dias 14 e 17 de setembro. A atividade será realizada no SESC Pinheiros (Rua Paes Leme 195).

Outro convidado deste ano é o compositor e diretor Thierry De Mey, que já colaborou com coreógrafos como William Forsythe. Ele vai lançar uma experiência com a relação entre gesto e som. A oficina dele será no SESC Santana (Avenida Luiz Dumont Villares 579).

No caso de São Paulo, os inscritos nas duas oficinas receberão um email de confirmação no dia 11 de setembro, para que nos dias seguintes sejam efetuados os pagamentos das inscrições.

35 anos do Grupo Corpo


35 anos do Grupo Corpo
Leonardo Brant | sexta-feira, 6 agosto 2010Sem Comentários
Fundado em 1975, em Belo Horizonte, o Grupo Corpo, a mais importante companhia de dança do Brasil, entrou em cena pela primeira vez um ano depois para apresentar o espetáculo Maria, Maria, com música de Milton Nascimento e coreografado pelo argentino Oscar Araiz.

Desde lá, a carreira da companhia, repleta de sucessivas metamorfoses, assinalou uma trajetória marcada por elementos da cultura nacional, grandes participações e reconhecimento além dos palcos brasileiros. Agora o Grupo Corpo completa 35 anos de atividade com uma proposta diferente para sua turnê Brasil 2010. O público escolheu através de votação pela Internet o balé que será apresentado ao lado de Imã.

No site do grupo, o público votou através da Internet (de 12 de maio a 6 de junho) em um dos balés, todos com coreografias de Rodrigo Pederneiras, e trilha musical de diversos compositores. Abaixo, confira os balés que público pode votar:

- Missa do Orfanato [1989], música de Wolfgang Amadeus Mozart
- 21 [1992], música de Marco Antônio Guimarães e Uakti
- Nazareth [1993], música de José Miguel Wisnik, sobre a obra de Ernesto Nazareth
- Sete ou oito peças para um ballet [1994], música de Philip Glass e Uakti
- Bach [1996], música de Marco Antônio Guimarães, sobre a obra de J. S. Bach
- Parabelo [1997], música de Tom Zé e José Miguel Wisnik
- Benguelê [1998], música de João Bosco
- O Corpo [2000], música de Arnaldo Antunes
- Santagustin [2002], música de Tom Zé e Gilberto Assis
- Lecuona [2004], música de Ernesto Lecuona
- Onqotô [2005], música de Caetano Veloso e José Miguel Wisnik
- Breu [2007], música de Lenine

A partir do dia 11 de agosto inicia-se no Teatro Alfa em São Paulo a Turnê Brasil 2010. O programa é composto pelos balés Lecuona (2004), escolhido pelo público, cuja trilha musical é do cubano Ernesto Lecuona, e Ímã (2009), com música do + 2 (trio formado por Moreno, Domenico e Kassin). As duas coreografias são assinadas por Rodrigo Pederneiras. Principal companhia brasileira de dança contemporânea, o Grupo Corpo tem a direção artística de Paulo Pederneiras.

Após São Paulo, o Corpo leva esse mesmo espetáculo para Belo Horizonte (Palácio das Artes, 27 a 31 de agosto), Salvador (Teatro Castro Alves, 4 e 5 de setembro), Rio de Janeiro (Theatro Municipal, 9 a 12 de setembro) e Brasília (Teatro Nacional, 16 a 19 de setembro).

Este ano, o Grupo Corpo leva seis coreografias – Bach, Breu, ímã, Lecuona, Onqotô e Parabelo – das 12 que tem em repertório para 19 cidades em cinco países – Canadá, Espanha, França, Escócia e Brasil. Se a dança é a mais bela expressão do corpo humano em movimento, o grupo mineiro demonstra isso enfaticamente no palco e na estrada. Os números são impressionantes: ao longo desses 35 anos, a companhia fez 2213 apresentações de 34 coreografias, com uma média de 75 espetáculos por ano, em 206 cidades de 34 países, incluindo o Brasil.

Pelo mundo, o Grupo Corpo tem colhido o reconhecimento pelo seu estilo único, talento e profissionalismo. Na recentíssima temporada internacional, a crítica de Montreal concluiu ao ver Parabelo e Breu que “esses brasileiros parecem ter o diabo no corpo”. Para os mesmos balés, o jornal de Vancouver disse “apesar de temas contrastantes, as duas coreografias tem extraordinária vitalidade e enfatizam o novo vocabulário de movimentos inventado pelo Grupo Corpo. Ao final de Breu, quando a companhia se joga ao chão, todo o público imediatamente se levanta para aplaudir.” Na Espanha não foi diferente: “Explosão exuberante de som e movimento”, “O triunfo do corpo”, “O Brasil profundo”, e até um definitivo “O Brasil não é apenas a terra do samba e do futebol”.

Literatura Portuguesa

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

CURSO O ENSINO DA ARTE CONTEMPORÂNEA

O Pólo Arte na Escola/UFRJ e a Escola de Belas Artes oferecem o curso de Extensão “O ENSINO DA ARTE CONTEMPORÂNEA: FAZENDO DO DESAFIO UM ALIADO”. O curso será ministrado pela Profª Greice Cohn, Coordenadora Pedagógica do Pólo e Professora de Artes Visuais do Colégio Pedro II.
O curso será teórico-prático e terá início no dia 24/08 de 2010. Se realizará em dois módulos, sempre às terças-feiras, ao longo de seis aulas, no horário de 8:00h às 12:00h, perfazendo uma carga horária de 24 horas.

Local: Sala 614 da Escola de Belas Artes, Prédio da Reitoria, Ilha do Fundão.

INCRIÇÕES: os pedidos de inscrição deverão ser enviados ao endereço eletrônico do Pólo (artenaescola@eba.ufrj.br) ou greicecohn@uol.com.br , com a ficha (que segue em anexo) devidamente preenchida. Após a notificação de sua aceitação no curso (que depende também do limite de vagas), o candidato deverá fazer o depósito da taxa única de inscrição na conta corrente detalhada abaixo:

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 120,00
ESTUDANTES TÊM 50% DE DESCONTO

Dança Flamenca !!!



A partir deste mês de agosto aula de Dança Flamenca,aos sábados, no SESC TIJUCA. Turmas também de Dança Cigana. Rua Barão de Mesquita, 539
Horários
Dança Flamenca
Iniciantes: 10:30 as 12:00
Intermediário: 14:30 as 16:00

Dança Cigana- 13:00 as 14:30
Informações:
21 - 9413-1655
izabelmoratti@yahoo.com.br

Curso de Danças Brasileiras no Centro Coreográfico