segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

De segunda a sexta(26/12 a 30/12 de 2011) o melhor da coreógrafa brasileira Déborah Colker


A TV Brasil traz em sua programação especial de fim de ano a série de espetáculos de uma das coreógrafas mais badaladas do país: Deborah Colker
Durante a semana, os telespectadores assistem, respectivamente, a cinco espetáculos: DÍNAMO, ROTA, CASA, NÓ e VELOX, que apresentam e representam a física do movimento contemplando a leveza e a fluidez da energia cinética.
No dia 26, DÍNAMO apresenta o universo do futebol, a energia do jogo, suas táticas, ginga e paixão. O espetáculo foi elaborado a convite do Centro Cultural Kampnagel, um dos mais dedicados a produções internacionais e locais, em Hamburgo, na Alemanha. O projeto foi idealizado para a Copa do Mundo de 2006 e chamava-se Maracanã. Integrado ao repertório da companhia, foi adicionada uma parte do primeiro espetáculo da companhia, Velox, que tem a mesma temática esportiva e a TV Brasil exibe no dia 30.
Deborah explica melhor seu conceito: “Em Velox, espetáculo inspirado nos esportes, que tem a emoção como linha condutora, trabalhamos com a força estática. A partir daí, a palavra dinâmica tornou-se fundamental”. Por isso, dínamo.
O segundo espetáculo, ROTA, exibido no dia 27, expressa a possibilidade de caminhos e descobrimentos destacando as linhas, os círculos e mapas. O aproveitamento do espaço e a exploração dos planos e níveis. Rota busca diversão, prazer e o movimento. Remete aos parques de diversões, ao ciclo da vida, a rotação da Terra.
Em CASA, no ar dia 28, Deborah partiu de uma simples ideia: “construir uma casa é construir espaços”. Com este conceito, evoluiu sua arquitetura de movimento e transformou o cotidiano em dança. Tarefas simples do dia a dia executadas através da dança acontecem em uma casa de três andares com muitos compartimentos. A inspiração parte do pintor americano Edward Hopper, que relaciona em sua obra arquitetura com pessoas.
No dia 29, NÓ mostra o pulsar do desejo e as amarras da vida que são representadas por 120 cordas que entrelaçam os bailarinos no palco. Cordas que significam amarras, ligação, libertação, tração. É uma metáfora do desejo, daquilo que se quer e não se pode ter ou realizar, do atar e desatar, do desejo e da repulsa. A inspiração veio de uma viagem que Deborah fez a Amsterdã, na Holanda, onde visitou o Red Light District – em português, o Bairro da Luz Vermelha – em que garotas de programa se expõem em vitrines. Ao fundo, a voz de Elizeth Cardoso em “Preciso aprender a ser só”, ilustra a solidão daquelas mulheres e de quem as procura. O figurino é de Alexandre Hercovitch.
E, finalizando o especial e o ano de 2011, no dia 30, VELOX mostra a mecânica e os princípios básicos do movimento. No palco, cinco pás giratórias de 3m de diâmetro, posicionadas na vertical, remetem à passagem do tempo e às engrenagens da mecânica do movimento, materializando as forças polares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário